Apinhamento dentário: o que é e como se corrige?

Descubra como o apinhamento dentário afeta a sua saúde e comece o tratamento.
Mordida cruzada posterior

O apinhamento dentário é um problema muito comum que muitas pessoas sofrem hoje em dia.

Este problema consiste num mau posicionamento e alinhamento dos dentes, o que faz com que não haja espaço suficiente na gengiva para acomodar todas as peças dentárias.

Felizmente, hoje em dia existem fórmulas como DR SMILE com as quais se pode resolver este tipo de problemas e começar a sorrir com a confiança e força que sempre se quis.

Vamos começar?

O que é o apinhamento dentário?


Engstand der Zähne – Zahnfehlstellung

O apinhamento dentário, também conhecido como apinhamento dentário, é uma má oclusão causada pela falta de espaço para o correcto desenvolvimento dos dentes.

Sem o espaço necessário, os dentes podem ficar tortos, rodados ou por vezes sobrepostos um em cima do outro.

Este é um problema comum que afecta milhares de pessoas em todo o mundo e tem dois aspectos, o primeiro, a dificuldade funcional na alimentação e o segundo, a estética.

Existem diferentes tipos de aglomeração: primária, secundária e terciária.

Quais são as causas do apinhamento dentário?


Ortodoncista hablado sobre apiñamiento dental

Há várias razões pelas quais se pode desenvolver o apinhamento dentário em qualquer idade. Aqui estão as principais causas de dentes apinhados:

Uma perda precoce dos seus dentes decíduos:

Tendo perdido os seus dentes decíduos a um ritmo mais rápido do que a pessoa média pode ter afectado o alinhamento dos seus dentes, fazendo com que estes acabem por ficar apinhados juntos.

Fatores genéticos:

A genética desempenha um papel importante em tudo o que tem a ver com os seus dentes, o apinhamento não é diferente.

Se algum dos seus familiares tivesse dentes apinhados, é provável que também tenha de lidar com este problema.

Utilização prolongada de chucha:

Maus hábitos como chupar o polegar ou o uso extensivo de um boneco como uma criança podem causar o aparecimento de apinhamentos dentários como um adulto.

É por isso que é muito importante levar os seus filhos ao dentista durante a sua infância, para que possamos evitar este tipo de problemas.

Foto de chupetes

Dentes do siso:

Dentes do siso que influenciam o apinhamento dos seus dentes.

Ao não ter os dentes do siso removidos atempadamente, estes dentes podem causar vários danos à sua dentição, incluindo o facto de os dentes ficarem muito juntos uns aos outros.

Tratamento ortodôntico precário

Uma das razões que temos visto ultimamente que tem sido um dos maiores factores que tem causado o desalinhamento dos seus dentes é um tratamento ortodôntico precário.

Se não foi muito diligente com o seu tratamento ortodôntico, ou simplesmente recebeu um mau serviço, os seus dentes serão as vítimas.

É por isso que na DR SMILE estamos sempre ao seu serviço para tudo o que precisar durante a duração do seu tratamento ortodôntico invisível.


Que tipos de apinhamento existem?


Arzt berät seinen Patienten

Apinhamento primário: Uma condição que ocorre naturalmente

Este primeiro tipo refere-se ao apinhamento que temos naturalmente, ou por outras palavras, de forma hereditária.

Neste caso, estamos a falar de um maxilar demasiado pequeno para alojar todos os dentes, ou dentes demasiado grandes para o espaço em que devem caber.

Apinhamento secundário: Causado pela mudança

Este segundo caso ocorre quando trocamos os nossos dentes de leite pelos nossos dentes permanentes.

Neste segundo tipo de apinhamento, a forma como os dentes se desenvolvem à medida que crescem é responsável pela ocupação de espaços que impedem o desenvolvimento correcto dos seus dentes.

Neste segundo caso, podemos também falar de maus hábitos dentários como uma possível causa de aglomeração.

Apinhamento terciário: apinhamento "adulto"

O apinhamento terciário é uma consequência dos dentes do siso, por isso estamos a falar de apinhamento na idade adulta (geralmente a partir dos 20 anos de idade).

Mesmo que tenhamos dentes perfeitamente alinhados, a erupção dos dentes do siso poderia causar o seu movimento ou rotação e, consequentemente, um possível apinhamento.

Graus de apinhamento dentário


Mujer con grado moderado de apiñamiento dental

Para falar em profundidade sobre o apinhamento dentário, é também necessário conhecer os graus de apinhamento que podem ocorrer. Nesta ocasião, podemos distinguir 3 graus de aglomeração.

Aglomeração ligeira

Ocorre quando o espaço em falta no maxilar inferior é inferior a 3 milímetros. Esta é a aglomeração menos severa e é a mais fácil de tratar.

Apinhamento moderado

Neste caso estamos a falar de uma aglomeração com uma falta de espaço entre 3 e 5 mm. Neste grau, é essencial submeter-se a um tratamento ortodôntico para fixar os dentes.

Apinhamento severo

Falamos de grande aglomeração quando há uma falta de espaço de 6 milímetros em qualquer uma das mandíbulas. Este grau de apinhamento pode exigir a extracção de dentes.

Quais são os riscos de não tratar dentes apinhados?


Mujer asiática con dolor causado por dientes apiñados

Raízes:

Se os dentes crescerem no lugar errado no maxilar, pode levar a inflamação ou danos nas raízes dos dentes adjacentes. Isto pode levar à dor e ao desconforto.

Higiene:

Diferentes tipos de apinhamento podem levar a uma higiene oral incorrecta ou insuficiente.

Lesões de cárie:

O apinhamento dentário pode levar a um aumento da lesão de cárie e outras condições, tais como periodontite, uma vez que os espaços entre os dentes são difíceis de alcançar com uma escova de dentes e fio dentário.

A acumulação de tártaro ou bactérias é o primeiro passo para começar a sofrer de diferentes desconfortos ou condições dentárias.

Como se corrige o apinhamento dentário?


Tratamiento para arreglar el apiñamiento de dientes

Ortodontia interceptiva

Existem soluções para ambos os tipos de aglomeração. Se estamos a falar de apinhamento em crianças, é provável que o seu dentista ou ortodontista recomende a utilização de aparelhos externos, ou seja, a ortodontia intercetiva.

Ortodontia para adultos

Se for adulto e sofrer de dentes desalinhados, a melhor solução é a ortodontia de adultos.

Qualquer tipo de ortodontia irá ajudá-lo a alinhar os seus dentes e a eliminar o apinhamento. Existem várias opções, tais como:

Ortodontia Invisível

Aparelho estético

Aparelhos linguais

Tratamentos para apinhamento dentário


tratamiento para dientes montados

Se os seus problemas de apinhamento ocorrem na idade adulta, ou se decidir resolvê-los na idade adulta, também temos soluções, e claro, a ortodontia invisível DR SMILE é a melhor ferramenta que temos à sua disposição.

Ortodontia Invisível DR SMILE

DR SMILE Aligner Box Zahnschiene

O apinhamento é um problema real para milhares de pessoas, mas felizmente, a ortodontia invisível é uma solução real para estes casos em tempo recorde.

A Ortodontia invisível DR SMILE é desenvolvida através de alinhadores invisíveis que DR SMILE fabricará para si após a sua primeira visita e uma vez que aceite o tratamento.

Os alinhadores DR SMILE são completamente transparentes e terá de os usar 22 horas por dia, tirando-os apenas para comer e beber.

Através destes alinhadores, os dentes receberão a pressão indicada para os mover ou rodar de acordo com as suas necessidades.

Além disso, com DR SMILE terá a possibilidade de financiar o seu tratamento, se necessário.

IPR para casos ligeiros

A realização de um IPR pode ser suficiente para corrigir ou tratar o apinhamento dentário. Este tratamento, chamado IPR, é um pequeno poliemento que é efectuado sobre certos dentes para que possam obter espaço suficiente.

Este poliemento é apenas de alguns milímetros e poderia ser suficiente para corrigir este problema.

Extração de dentes para corrigir dentes apinhados?

A última opção para corrigir dentes apinhados é extrair um ou mais dentes. Esta opção só pode ser considerada por um ortodontista e apenas se houver uma grave falta de espaço.

Devido aos modernos métodos de tratamento actuais, a extracção de dentes para corrigir um problema de apinhamento tornou-se uma opção verdadeiramente extraordinária.

Custos de correcção de apinhamento dentário


Tratamiento dientes apiñados

O preço para a correcção de dentes apinhados na idade adulta depende do tratamento que escolher. Antes de decidir sobre qualquer uma das opções, recomendamos que conheça o plano de tratamento DR SMILE.

Este plano combina a mais recente tecnologia, a melhor equipa profissional e a discrição dos nossos alinhadores invisíveis.

Se optar por DR SMILE, deve saber que pode começar a pagar pelo seu tratamento a partir de 33 euros por mês se tiver um caso ligeiro de apinhamento, 40 para casos médios e 50 para casos graves.

Lembre-se, DR SMILE oferece-lhe ortodontia invisível com todas as suas vantagens e estamos em todas as cidades de Portugal como Lisboa, Porto, Braga e Coimbra.

Perguntas frequentes


Quanto tempo demora a corrigir ao apinhamento?

Depende do grau da sua aglomeração. Se sofrer de apinhamento suave ou moderado, o tempo é normalmente de 6 meses a um ano, dependendo do tipo de ortodontia.

Se for um grau severo, é muito difícil especificar uma duração, uma vez que há muitos factores a ter em conta, tais como o facto de que uma extracção pode ser necessária.

É possível evitar ter dentes apinhados?

Sim, é possível prevenir dentes apinhados durante a infância se for ao dentista regularmente e seguir todas as suas instruções.

Existe alguma idade em particular em que se possa começar a corrigir o apinhamento?

Não. É aconselhável começar a tratar desde a infância, mas não existe uma idade específica. Pode tratar os seus dentes apinhados em qualquer idade.

Qual é a forma mais eficaz de tratar o apinhamento?

Todos os métodos ortodônticos mencionados neste artigo são muito eficazes para resolver o apinhamento. Nós na DR SMILE recomendamos a ortodontia invisível, pois é a forma mais rápida e económica de corrigir o apinhamento dentário.


As nossas clínicas em Portugal

Escolha uma clínica DR SMILE para realizares um scan 3D dos seus dentes

Especialistas em ortodontia invisível e tecnologia dentária, acompanharão o seu tratamento com alinhadores para melhorar o seu sorriso. A sua experiência e conhecimentos médicos garantem que será sempre bem tratado.

trustpilot icon
O que dizem os nossos clientes
Trustpilot Stars ES
4 / 5
Ver os comentários
No Logo
No Logo
Os nossos alinhadoresarrow

©2022 DR SMILE