Maloclusão dentária: o que é, tipos e tratamentos

Quer ter dentes perfeitos? Graças à ortodontia invisível DR SMILE, já há 150.000 pacientes satisfeitos a mostrar os seus novos sorrisos! Com a garantia de satisfação DR SMILE!

MARCA A TUA CONSULTA AGORA
Zahnfehlstellung korrigieren
drs-gradient-desktop-circle-orange-pink

O que é a maloclusão dentária?

Acha que pode estar a sofrer de maloclusão? Já procurou os seus sintomas e percebeu que pode estar a sofrer de algum tipo de maloclusão?

Tem a certeza de que sofre de maloclusão e quer remediá-la com uma ortodontia invisível?

Qualquer que seja a sua situação, hoje queremos dar-lhe a melhor informação sobre ela. Assim, assim que tiver todas as ferramentas à sua disposição, poderá tomar a melhor decisão para a sua saúde e estética dentária.

Embora este posto venha com um spoiler: A melhor solução é a ortodontia invisível.

Na DR SMILE temos as ferramentas e soluções que o seu sorriso e a sua boca precisam. Se já tomou a decisão, na DR SMILE estaremos à sua espera.

Product-Product-hand-aligner-pink-background-close-up___800x600_all_12__
"As nossas diferentes equipas irão apoiá-lo ao longo do seu tratamento ortodôntico invisível e sempre que precisar, estaremos lá para lhe dar as soluções de que necessita."

Infelizmente, há muitas condições diferentes que a nossa saúde oral pode apresentar, e a maloclusão é uma das doenças mais comuns nos adultos.

Se falamos em termos gerais, podemos dizer que a maloclusão ocorre quando ambos os arcos não se encaixam de forma adequada e natural.

Por outras palavras, ocorre quando os dentes não estão bem posicionados nos maxilares, impedindo que a boca feche naturalmente, sem que isso provoque um esforço ou um problema.

Existem diferentes tipos de maloclusão. Mas primeiro, o mais importante é ter um diagnóstico adequado.

Marque já uma consulta

Diagnóstico da Maloclusão

Zahnarzt im Gespräch mit dem Patienten

Quando se trata de diagnosticar a maloclusão, pouparemos muito tempo se conseguirmos diagnosticar o problema numa idade precoce.

"Por esta razão, é realmente importante que visitemos o dentista com os nossos pequenos uma vez que eles tenham 5-6 anos de idade. "

Nesta primeira visita seremos capazes de antecipar este tipo de problema e assim resolvê-lo sem ter de chegar à idade adulta para o resolver.

Causas da maloclusão

A maloclusão pode ser causada por diferentes factores. Entre os factores mais proeminentes encontram-se:

• Causas hereditárias - Mais frequentes

• Utilização tardia do biberão

• Pressionar os dentes com a língua como um hábito.

• Morder unhas, canetas ou outros objectos

• Respiração oral

Estes são apenas alguns dos factores mais comuns se falarmos da maloclusão como causa desta sintomatologia. Agora, veremos como pode influenciar a nossa vida quotidiana.

Como é que afecta a maloclusão?

dental malocclusions

Agora que conhece os diferentes aspectos da maloclusão, é hora de descobrir como pode afectar a nossa vida quotidiana.

Aqui estão alguns dos problemas mais comuns para as pessoas que sofrem de maloclusão:

• Problemas de mastigação - Este tipo de condição pode levar a problemas de estômago, uma vez que os alimentos não são digeridos correctamente.

• Problemas de higiene - A aglomeração e outras doenças causadas pela má oclusão acabam por conduzir a uma higiene mais difícil e, mais especificamente, à possibilidade de cáries dentárias.

• Pode levar a problemas de bruxismo.

• Uma alteração da articulação temporomandibular.

• Desgaste dentário e de esmalte.

Tipos de maloclusão

Tal como acontece com as diferentes condições que afectam a saúde oral, dentro da maloclusão encontraremos diferentes tipos de maloclusão. Embora muitos destes possam ser tratados através da Ortodontia invisível.

"É importante identificar cada caso, diagnosticá-lo correctamente e remediá-lo o mais rapidamente possível."

Como vimos acima, os casos de má oclusão podem ter uma influência directa na sua vida diária e, claro, na sua saúde dentária.

Mordida aberta

• Falamos de uma mordida aberta quando os dentes do maxilar superior e inferior não se encaixam naturalmente.

Zahnfehlstellung offener Biss

Mordida cruzada ou mordida invertida

A mordida cruzada, talvez a má oclusão mais comum, ocorre quando os dentes do maxilar superior não são colocados na frente dos dentes do maxilar inferior.

• Esta situação pode ser claramente observada se fizermos uma abordagem frontal à mordida. As pessoas com este tipo de diagnóstico podem também sofrer de um paladar estreito (ogival).

Fotografia de um diastema dentário: os dois dentes da frente estão separados

Mordida profunda

• Podemos indicar uma mordida profunda quando os dentes do maxilar superior cobrem os dentes do maxilar inferior em mais de 3 mm.

• Em alguns casos, a sobremordida pode mesmo cobrir completamente os dentes do maxilar inferior.

Zahnfehlstellung: Tiefbiss

Diastema

• Falamos de diastema quando existe uma separação entre as diferentes peças dentárias, isto pode ter um efeito directo na nossa mordida, como é lógico.

• Como não ocupam o lugar que naturalmente deveriam ocupar. Pode também causar outros problemas tais como mastigação incorreta ou tornar a higiene oral difícil.

tooth gap

Apinhamento

Em contraste com a diastema, o apinhamento ocorre quando vários dentes tentam ocupar o mesmo espaço.

• A consequência é que estes mesmos dentes rodam ou rodam em busca do seu espaço.

• Mais uma vez, isto pode ser traduzido em outras condições, tais como higiene incorrecta ou mastigação inadequada.

Mund einer Frau mit Zahnanhaftung

Que problemas pode a má oclusão dentária causar?

Pouco a pouco vamos conhecendo a maloclusão em profundidade, desde a forma como ela atua até aos casos mais comuns.

Nesta nova secção gostaríamos de lhe mostrar algumas das doenças mais frequentes presentes em casos de má oclusão. Entre eles:

• Dores no pescoço e nas costas.

• Problemas de bruxismo ou outros problemas musculares.

• Cárie e gengivite devido a uma higiene oral incorrecta.

• Insónia.

• Dores de cabeça.

• Dor nas articulações na zona da mandíbula.

Como é tratada a maloclusão dentária?

Zahnärzte mit Röntgenanlage

Dependendo do tipo da maloclusão que o paciente apresenta, será necessário optar por um tipo de ortodontia (tradicional ou lingual) ou outro tratamento, talvez cirúrgico.

Apesar disto, uma grande parte dos tratamentos pode ser resolvida graças à Ortodontia, tudo isto no devido tempo.

É também importante salientar que os casos de má oclusão podem ser tratados da forma mais eficaz nas fases de desenvolvimento.

"Por isso é importante que as crianças pequenas façam as suas primeiras visitas ao dentista por volta dos 5-6 anos de idade."

Ortodontia Invisível, uma alternativa para a maloclusão.

green_new_2022

Felizmente para todas as pessoas que já são adultas e continuam a sofrer dos problemas de má oclusão, a Ortodontia, e especificamente a Ortodontia invisível, é uma fórmula simples e tecnológica com a qual se pode resolver este problema de saúde.

A ortodontia invisível é utilizada para tratar diferentes casos da maloclusão de uma forma que não afecta a sua vida profissional e pessoal. Isto é graças a:

• Os seus alinhadores transparentes, que lhe permitirão realizar o seu tratamento sem que as pessoas à sua volta reparem.

• Os alinhadores claros são feitos do material patenteado ClearQuartz, o que nos permite dar à nossa ortodontia invisível a dureza necessária para suportar o seu dia-a-dia, mas também a elasticidade que um tal tratamento requer.

• A metodologia DR SMILE.

• E por último, mas não menos importante, DR SMILE conseguiu criar uma fórmula ao alcance de todos os orçamentos a partir de 33 euros por mês.

• Lembre-se que temos clínicas associadas em toda a Portugal, tais como em Lisboa, Porto, Braga e Coimbra.

Marque já uma consulta!

Fizemos sorrir pacientes por todo o país

Lourdes

"A minha experiência foi muito boa. Adorei o tratamento humano, a tecnologia e a qualidade do tratamento."

Daniela

"A maior vantagem foi a duração do tratamento e o acompanhamento que o DR SMILE te dá."

Patrizia

"A melhor coisa do tratamento foi o preço e a rapidez com que vi os resultados."

Gradiente laranja e azul