Diastema: Dentes Separados, uma moda perigosa para a sua Saúde Dentária.

Algumas pessoas gostam do espaço entre os dentes, outras não. O que se faz para fechar esse espaço de forma discreta?
Zahnlücke

Um diastema é um espaço ou um espaço entre dois dentes. Este fenómeno ocorre geralmente entre os dois incisivos centrais, embora possa aparecer entre qualquer um dos dentes da nossa cavidade oral.

Diastema é muito comum em crianças com dentes decíduos e tende a desaparecer à medida que crescemos e o nosso sorriso adquire a sua forma definitiva.

No entanto, ter dentes separados tornou-se uma tendência perigosa.

Hoje na DR SMILE contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta separação dentária, que curiosamente, se tornou uma moda estética nos últimos anos.

Embora não tenha consequências graves em termos de saúde dentária, pode ser uma desvantagem para a nossa boca.

O diastema corrige-se normalmente naturalmente ao longo dos anos, quando as crianças mudam os dentes de leite para a dentição permanente.

El peligro de los diastemas como moda


Frau mit Diastema lässt sich fotografieren

Un diastema no debe levantar gran preocupación si se vigila de cerca, pero en los últimos meses, se han viralizado diferentes vídeos en Tik Tok en los que los usuarios se pintan el hueco entre los incisivos centrales de color negro para simular un diastema, una práctica aparentemente inofensiva pero que marca una tendencia peligrosa para los jóvenes con diastemas reales.

Otros, han optado por una práctica todavía más peligrosa que consiste en aplicar un autolimpado sin supervisión médica y con herramientas caseras, una decisión que perjudica directamente la salud oral y puede repercutir en la pérdida de piezas, el aumento de caries o problemas en la mordida. 

¿Qué causa un diastema?


Zahnlücke

Un diastema puede aparecer como resultado de una diferencia entre el tamaño del maxilar superior y el de los dientes, cuando estos son demasiado pequeños pueden aparecer estos huecos interdentales a los que nos referimos como diastemas. 

En los pacientes con diastemas en los incisivos centrales, ocurre que la comúnmente conocida como la zona del frenillo, que une el labio superior con la encía, resulta demasiado grande y crece hasta ocupar parte del espacio entre estos dientes creando un hueco entre estas piezas y causando el diastema. 

Además de las causas genéticas, existen otros motivos por los que un paciente presenta un diastema, como por ejemplo, la desalineación dental.

Tener unos dientes desalineados sea por la razón que sea puede precipitar la aparición de espacio entre estos dando origen a un diastema, de igual forma, la falta de una pieza dental puede ocasionar que los dientes se muevan y ocupen una nueva posición creando espacios interdentales. 

¿Qué problemas conlleva un diastema?


Behandlung zur Behebung eines Diastemas

Como hemos indicado en el anterior apartado, los diastemas no representan un gran peligro, sobre todo cuando se trata de infantes con dientes de leche.

En estos casos, un diastema puede incluso significar que el paciente dispone del espacio suficiente para mudar sus dientes y asentar los nuevos con firmeza para constituir su sonrisa definitiva. 

Pero, en el caso de los adultos, los diastemas pueden derivar en diferentes problemas para nuestra salud dental, como por ejemplo; la acumulación de placa bacteriana, la aparición de caries o problemas mandibulares por desviaciones en la mordida.

Por eso, la mejor recomendación es corregir este espacio entre los dientes para evitar estos futuros problemas

Ortodontia Invisível

O tratamento ortodôntico invisível é o tratamento mais recomendado para corrigir os diastemas, uma vez que o movimento de um par de dentes pode afectar o resto.

A ortodontia invisível consiste numa série de alinhadores invisíveis que são colocados sobre os dentes e ajustados à situação de cada paciente, representando uma opção confortável, rápida e fiável para corrigir o sorriso sem que ninguém repare.

Facetas dentárias

As facetas dentárias são reconstruções estéticas para corrigir qualquer imperfeição sem a necessidade de ortodontia.

São capinhas de porcelana pequenas e personalizadas que são colocadas sobre o dente e escondem completamente os espaços criados por um diastema.

Implantes dentários

Quando se trata de um paciente com um dente em falta, é possível optar pela colocação de implantes para resolver este problema.

Ao colocar o implante, o espaço será corrigido e o paciente será capaz de recuperar o seu sorriso tanto estética como funcionalmente.

Frenectomia

A frenectomia é o procedimento cirúrgico utilizado quando o diastema é causado por um freio labial demasiado grande.

Consiste numa redução do tamanho que é realizada sob anestesia local e não causa qualquer dor ao paciente.

Em pacientes que se encontram na fase de desenvolvimento dentário, crianças, esta intervenção é suficiente para fechar o espaço.

No caso dos adultos, além da intervenção, será necessário complementá-la com um tratamento ortodôntico para corrigir completamente a posição.

Quanto tempo demora o tratamento ortodôntico?

Na maioria dos casos, quando sofre de apinhamento ou diastema ligeiro, o tratamento pode durar entre 6 e 12 meses.

Em casos mais complexos, tais como a extracção de dentes, o tratamento complementar pode demorar até 2 anos.

Ortodontia invisível DR SMILE

A ortodontia invisível é uma alternativa inovadora aos aparelhos convencionais e DR SMILE oferece muitas vantagens: é confortável de usar, pode tirá-lo quando quiser, é muito fácil de limpar e pode alinhar o seu sorriso sem que ninguém repare que o está a usar.

  • O processo para começar com o tratamento ortodôntico invisível é muito simples, basta fazer uma consulta gratuita em qualquer clínica parceira DR SMILE e assistir ao scan 3D do seu sorriso.

  • Médicos Dentistas especializados avaliarão o resultado do seu scan e conceberão um plano de tratamento personalizado com uma simulação do seu sorriso futuro, com a duração estimada do tratamento entre 4 e 9 meses e o orçamento para o seu tratamento.

  • Uma vez confirmado o seu tratamento, os seus alinhadores únicos serão feitos para si e irá recebê-los directamente em casa, juntamente com um pequeno guia de tratamento.

  • Ao longo do seu tratamento será monitorizado digitalmente por dentistas através da aplicação DR SMILE, onde terá de carregar uma fotografia todas as semanas para que a equipa médica possa avaliar o progresso do seu sorriso. Também será ligado à equipa de atendimento ao paciente através desta aplicação e poderá solicitar consultas cara-a-cara.

  • Lembre-se que pode marcar uma consulta em qualquer uma das nossas clínicas parceiras em cidades como Lisboa, Porto, Braga, e Coimbra. Por apenas 33 euros por mês.

As nossas clínicas em Portugal

Escolha uma clínica DR SMILE para realizares um scan 3D dos seus dentes

Especialistas em ortodontia invisível e tecnologia dentária, acompanharão o seu tratamento com alinhadores para melhorar o seu sorriso. A sua experiência e conhecimentos médicos garantem que será sempre bem tratado.

trustpilot icon
O que dizem os nossos clientes
Trustpilot Stars ES
4 / 5
Ver os comentários
No Logo
No Logo
Os nossos alinhadoresarrow

©2022 DR SMILE