Mordida aberta: Tudo o que precisa de saber
Descubra tudo o que precisa de saber sobre mordidas abertas!A mordida aberta é uma das condições dentárias mais comuns na população adulta.
Este tipo de maloclusão ocorre quando um ou mais dentes não entram em contacto com os seus dentes opostos quando a boca é fechada, deixando lacunas visíveis.
Ao contrário da crença popular, uma dentada aberta não só tem efeitos estéticos, como também afecta a funcionalidade dos dentes e pode acabar por afectar a nossa saúde para além da boca.
O que é uma mordida aberta, como se manifesta e quais são as suas consequências se não for tratada correctamente são algumas das perguntas mais frequentes sobre esta situação de saúde oral e hoje, na DR SMILE, vamos responder-lhes neste post.
O que é a mordida aberta?
Como mencionamos na introdução do artigo, a mordida aberta é um tipo de má oclusão, mas o que é exatamente uma má oclusão?
Quando falamos de oclusão, estamos nos referindo à maneira como os dentes se encaixam. Se a oclusão é correta, os dentes superiores se encaixam sobre os inferiores como um quebra-cabeça.
No entanto, quando os dentes não se encaixam corretamente, há um problema de má oclusão. A mordida aberta envolve a falta de contato entre os dentes, mais especificamente, pode ocorrer entre os caninos e incisivos, laterais e centrais, ou entre os caninos e incisivos superiores e inferiores, embora também seja comum entre os molares.
A mordida aberta impossibilita o fechamento completo da boca e resulta em espaços abertos entre os dentes. Ou seja, um dos sintomas da mordida aberta é a visível presença de espaços entre os dentes das duas arcadas, afetando tanto a estética do sorriso quanto a funcionalidade da mordida e resultando em problemas e dificuldades em funções básicas como mastigação ou fala.
Quais são as causas dessa má oclusão?
Genética: Como mencionado, uma das principais causas tem origem genética, problemas esqueléticos podem levar a um desenvolvimento incorreto dos ossos da mandíbula. Quando a causa da má oclusão é de origem hereditária, é identificada como mordida aberta esquelética.
Sucção: Um hábito persistente de chupar o dedo, usar chupeta ou morder objetos pode afetar negativamente o alinhamento dos dentes, especialmente durante a fase de desenvolvimento.
Empurrão: Uma má postura da língua ao falar ou engolir pode resultar em empurrar ou pressionar os dentes anteriores, causando a separação das arcadas dentárias.
Articulação Temporomandibular: Pessoas que sofrem de distúrbios ou problemas na articulação temporomandibular (ATM) frequentemente empurram os dentes com a língua na tentativa de reposicionar a mandíbula e aliviar a dor na articulação, o que pode levar a uma má oclusão.
Tipos de mordida aberta
Agora que você está familiarizado com o termo 'oclusão' e as causas da mordida aberta, você pode facilmente distinguir os quatro tipos de má oclusão dessa classe:
Mordida Aberta Anterior: É a mais comum. Podemos identificar uma mordida aberta anterior quando os dentes superiores e inferiores na parte frontal da boca não se encaixam corretamente ou não entram em contato.
Mordida Aberta Posterior: Ao contrário da mordida aberta anterior, neste caso os dentes que não se encaixam corretamente são os dentes posteriores ou traseiros, gerando uma desalinhamento na oclusão.
Mordida Aberta Lateral: Nos casos de mordida aberta lateral, ocorre em um dos lados, seja à esquerda ou à direita, onde a oclusão não é feita corretamente, deixando espaços entre os dentes.
Mordida Aberta Completa: Nesse caso, ocorre uma combinação da mordida aberta anterior e da mordida aberta posterior, de modo que apenas os últimos molares da dentição entram em contato."
Cada tipo de mordida aberta apresenta características e implicações específicas, e um profissional de saúde bucal pode ajudar a determinar qual tratamento é o mais adequado para cada caso.
Ortodontia invisível DR SMILE
A Ortodontia invisível DR SMILE é uma alternativa inovadora que pode corrigir casos ligeiros de mordidas abertas na idade adulta sem ter de usar os brackets da ortodontia convencional.
▷ Através de um estudo dos seus dentes e um scan 3D, concebemos um plano de tratamento personalizado que inclui a simulação do resultado final do seu sorriso.
▷ Uma vez aceite o tratamento, fabricamos, quase imediatamente, uma série de alinhadores transparentes concebidos especialmente para si.
▷ Estes alinhadores têm os mais altos padrões de qualidade e tecnologia, e permitem-lhe corrigir a posição dos seus dentes adaptando-se com precisão milimétrica graças ao nosso material patenteado Clear Queartz.
▷ Lembre-se que pode obter a sua ortodontia invisível em Lisboa, Porto, Braga e Coimbra por apenas 33 euros por mês.