Maloclusão dentária: o que é, tipos e tratamentos
Quer ter dentes perfeitos? Graças à ortodontia transparentes, já há 150.000 pacientes satisfeitos a mostrar os seus novos sorrisos! Com a garantia de satisfação DR SMILE!
MARCA A TUA CONSULTA AGORAO que é a maloclusão dentária?
Acha que pode estar a sofrer de maloclusão? Já procurou os seus sintomas e percebeu que pode estar a sofrer de algum tipo de maloclusão?
Tem a certeza de que sofre de maloclusão e quer remediá-la com uma ortodontia invisível?
Qualquer que seja a sua situação, hoje queremos dar-lhe a melhor informação sobre ela. Assim, assim que tiver todas as ferramentas à sua disposição, poderá tomar a melhor decisão para a sua saúde e estética dentária.
Embora este posto venha com um spoiler: A melhor solução é a ortodontia invisível.
Na DR SMILE temos as ferramentas e soluções que o seu sorriso e a sua boca precisam. Se já tomou a decisão, na DR SMILE estaremos à sua espera.
"As nossas diferentes equipas irão apoiá-lo ao longo do seu tratamento ortodôntico invisível e sempre que precisar, estaremos lá para lhe dar as soluções de que necessita."
Infelizmente, há muitas condições diferentes que a nossa saúde oral pode apresentar, e a maloclusão é uma das doenças mais comuns nos adultos.
Se falamos em termos gerais, podemos dizer que a maloclusão ocorre quando ambos os arcos não se encaixam de forma adequada e natural.
Por outras palavras, ocorre quando os dentes não estão bem posicionados nos maxilares, impedindo que a boca feche naturalmente, sem que isso provoque um esforço ou um problema.
Existem diferentes tipos de maloclusão. Mas primeiro, o mais importante é ter um diagnóstico adequado.
Marque já uma consultaDiagnóstico da Maloclusão
Quando se trata de diagnosticar a maloclusão, pouparemos muito tempo se conseguirmos diagnosticar o problema numa idade precoce.
"Por esta razão, é realmente importante que visitemos o dentista com os nossos pequenos uma vez que eles tenham 5-6 anos de idade. "
Nesta primeira visita seremos capazes de antecipar este tipo de problema e assim resolvê-lo sem ter de chegar à idade adulta para o resolver.
Causas da maloclusão
A maloclusão pode ser causada por diferentes factores. Entre os factores mais proeminentes encontram-se:
Causas hereditárias - Mais frequentes
Utilização tardia do biberão
Pressionar os dentes com a língua como um hábito.
Morder unhas, canetas ou outros objectos
Respiração oral
Estes são apenas alguns dos factores mais comuns se falarmos da maloclusão como causa desta sintomatologia. Agora, veremos como pode influenciar a nossa vida quotidiana.
Como é que afecta a maloclusão?
Agora que conhece os diferentes aspectos da maloclusão, é hora de descobrir como pode afectar a nossa vida quotidiana.
Aqui estão alguns dos problemas mais comuns para as pessoas que sofrem de maloclusão:
Problemas de mastigação - Este tipo de condição pode levar a problemas de estômago, uma vez que os alimentos não são digeridos correctamente.
Problemas de higiene - A aglomeração e outras doenças causadas pela má oclusão acabam por conduzir a uma higiene mais difícil e, mais especificamente, à possibilidade de cáries dentárias.
Pode levar a problemas de bruxismo.
Uma alteração da articulação temporomandibular.
Desgaste dentário e de esmalte.
Tipos de maloclusão
Tal como acontece com as diferentes condições que afectam a saúde oral, dentro da maloclusão encontraremos diferentes tipos de maloclusão. Embora muitos destes possam ser tratados através da Ortodontia invisível.
"É importante identificar cada caso, diagnosticá-lo correctamente e remediá-lo o mais rapidamente possível."
Como vimos acima, os casos de má oclusão podem ter uma influência directa na sua vida diária e, claro, na sua saúde dentária.
Mordida aberta
Falamos de uma mordida aberta quando os dentes do maxilar superior e inferior não se encaixam naturalmente.
Mordida cruzada ou mordida invertida
A mordida cruzada, talvez a má oclusão mais comum, ocorre quando os dentes do maxilar superior não são colocados na frente dos dentes do maxilar inferior.
Esta situação pode ser claramente observada se fizermos uma abordagem frontal à mordida. As pessoas com este tipo de diagnóstico podem também sofrer de um paladar estreito (ogival).
Mordida profunda
Podemos indicar uma mordida profunda quando os dentes do maxilar superior cobrem os dentes do maxilar inferior em mais de 3 mm.
Em alguns casos, a sobremordida pode mesmo cobrir completamente os dentes do maxilar inferior.
Diastema
Falamos de diastema quando existe uma separação entre as diferentes peças dentárias, isto pode ter um efeito directo na nossa mordida, como é lógico.
Como não ocupam o lugar que naturalmente deveriam ocupar. Pode também causar outros problemas tais como mastigação incorreta ou tornar a higiene oral difícil.
Apinhamento
Em contraste com a diastema, o apinhamento ocorre quando vários dentes tentam ocupar o mesmo espaço.
A consequência é que estes mesmos dentes rodam ou rodam em busca do seu espaço.
Mais uma vez, isto pode ser traduzido em outras condições, tais como higiene incorrecta ou mastigação inadequada.
Que problemas pode a má oclusão dentária causar?
Pouco a pouco vamos conhecendo a maloclusão em profundidade, desde a forma como ela atua até aos casos mais comuns.
Nesta nova secção gostaríamos de lhe mostrar algumas das doenças mais frequentes presentes em casos de má oclusão. Entre eles:
Dores no pescoço e nas costas.
Problemas de bruxismo ou outros problemas musculares.
Cárie e gengivite devido a uma higiene oral incorrecta.
Insónia.
Dores de cabeça.
Dor nas articulações na zona da mandíbula.
Como é tratada a maloclusão dentária?
Dependendo do tipo da maloclusão que o paciente apresenta, será necessário optar por um tipo de ortodontia (tradicional ou lingual) ou outro tratamento, talvez cirúrgico.
Apesar disto, uma grande parte dos tratamentos pode ser resolvida graças à Ortodontia, tudo isto no devido tempo.
É também importante salientar que os casos de má oclusão podem ser tratados da forma mais eficaz nas fases de desenvolvimento.
"Por isso é importante que as crianças pequenas façam as suas primeiras visitas ao dentista por volta dos 5-6 anos de idade."
Ortodontia Transparente, uma alternativa para a maloclusão.
Felizmente para todas as pessoas que já são adultas e continuam a sofrer dos problemas de má oclusão, a Ortodontia, e especificamente a Ortodontia invisível, é uma fórmula simples e tecnológica com a qual se pode resolver este problema de saúde.
A ortodontia invisível é utilizada para tratar diferentes casos da maloclusão de uma forma que não afecta a sua vida profissional e pessoal. Isto é graças a:
Os seus alinhadores transparentes, que lhe permitirão realizar o seu tratamento sem que as pessoas à sua volta reparem.
Os alinhadores claros são feitos do material patenteado ClearQuartz, o que nos permite dar à nossa ortodontia invisível a dureza necessária para suportar o seu dia-a-dia, mas também a elasticidade que um tal tratamento requer.
A metodologia DR SMILE.
E por último, mas não menos importante, DR SMILE conseguiu criar uma fórmula ao alcance de todos os orçamentos a partir de 33 euros por mês.
Lembre-se que temos clínicas associadas em toda a Portugal, tais como em Lisboa, Porto, Braga e Coimbra.